top of page

O que é a psicologia transpessoal?


A psicologia transpessoal faz uma ponte entre a psicologia tradicional e a psicologia oriental, simbolizadas pela rosa e a flor de lótus.
Ela tem um objetivo diferenciado devido a sua meta filosófica, baseada sobre o Ser espiritual. Isso quer dizer que o Ego pode ser até fortalecido, mas sobretudo transcendido para a influência da natureza real do Ser humano que é o Self, a essência. Maslow, que fundou a psicologia Transpessoal, fez a sua pesquisa sobre as pessoas auto-realizadas, pessoas mais desenvolvidas, mais equilibradas e mais felizes em suas vidas. Ele falou de um tipo de experiência de luz que ele chamou de experiência de pico, que são momentos felizes que cada um pode vivenciar num momento de crise, como admirar um pôr de sol, um quadro, a natureza. Esses momentos lembrariam a nossa essência e nos ajudariam a ter consciência de que podemos evoluir, se desenvolver. Nos mostrariam que toda esta beleza existe em essência dentro de cada ser humano. Pierre Weil estudou os sábios orientais e os Santos da igreja para definir as grandes qualidades de um ser humano completamente desenvolvido. Maslow comenta: "Se um dia pretendemos ser menos do que somos capazes de fazer, vamos sentir um grande vazio, um mal estar profundo, que seria uma depressão existencialista, do sentido da vida, quem somos? O que viemos fazer nesta terra? Onde vamos?" São usadas várias técnicas estimulando os diferentes estados de consciência, trabalhando o indivíduo de um jeito holístico, quer dizer, visto como um todo, mantendo a harmonia entre a razão, emoção, intuição e sensação. O ser humano não é visto somente com as suas doenças , mas com as suas possibilidades e os seus dons. A psicologia transpessoal valoriza os grandes sentimentos, o lado espiritual dentro do Ser humano e tudo que faz para entrar em contato com esse lado divino, como a arte, a contemplação, a meditação, a oração...
Sonia Redi é Psicóloga, Pós-graduada em Psicologia Transpessoal e Core Energetics, Mestre Reiki (Mikao Usui), Mestre Magnified Healing e Mestre Reiki Egípcio, Seichin, Sekhém.

Destaque
Posts Recentes
Follow Us
  • Facebook Basic Square
bottom of page