top of page

Sábios ensinamentos para uma transformação interior


Os 5 Princípios do Reiki: sábios ensinamentos para uma transformação interior

O Reiki é um método de reequilíbrio energético que através da imposição de mãos devolve o ser para seu estado natural de harmonia, paz e bem-estar.

Sua filosofia é baseada em cinco princípios, que quando praticados, fazem com que estejamos cada vez mais próximos a nossa natureza, que é uma natureza amorosa, caridosa, agradecida e generosa. Quanto mais entramos em contato com essa essência, mais nos tornamos seres conectados com o todo.

Seus princípios quando seguidos levam-nos a um estado de paz, alegria e união. Eles funcionam como um antidoto para qualquer empecilho ao crescimento espiritual, tanto por sua simplicidade como quanto pela força que estas palavras contém.

Você pode encontrar várias versões destes princípios. Compartilho aqui a versão compilada pelo Mestre Mikao Usui, que foi o decodificador do Reiki na forma como ele se apresenta atualmente:

  1. SOMENTE HOJE VIVEREI COM UMA ATITUDE DE GRATIDÃO

A energia da gratidão nos abre portas inimagináveis. Conecta-nos com o que há de mais grandioso no Universo. Sentir verdadeiramente que tudo que nos acontece é por uma razão e cada passo que damos está de acordo com um plano maior, nos faz perceber o quão afortunados somos nós pela dádiva da vida.

Quando desenvolvemos uma atitude de gratidão o negativo deixa de existir em nossas vidas. Essa atitude envolve agradecer tudo, simplesmente tudo que existe ao nosso redor, inclusive acontecimentos e fatos negativos.

Isto pode parecer meio sem sentido num primeiro momento, mas é aí que nos surpreendemos: quando agradecemos pelas coisas negativas ou por um pensamento negativo, negamos este elemento e o transformamos em energia positiva.

É nesse momento que os milagres começam a acontecer. Quanto mais gratos nos mostramos por tudo a nosso redor e toda a abundancia que nos cerca, mais dessa mesma energia fluirá.

Passe um dia agradecendo por tudo com que você entrar em contato. Ao abrir os olhos pela manhã, agradeça pela noite de descanso e pelo dia que vem pela frente; ao tomar banho, agradeça à água; ao tomar seu café da manhã, agradeça à pessoa que o colheu o café e aos que fabricaram a xícara na qual você está bebendo; ao sair para o trabalho agradeça pela oportunidade de produzir mesmo que desejasse estar em outro local. Tente fazer sempre uma pausa ao longo do dia em agradecimento pelo simples fato de estar aqui.

Sejamos gratos por todas as coisas que nos rodeiam e experimentemos a sensação de bem-estar que esta energia nos proporciona.

2. SOMENTE HOJE NÃO ME PREOCUPAREI, TEREI FÉ

A “pré-ocupação” nos impede de enxergar nossa real ocupação. Quanto mais preocupados estamos com algo mais nossos olhos encobrem a verdade e a solução de nossos problemas. O agora deixa de ser vivido e passamos a viver num estado de futuro tentando resolver coisas que ainda não aconteceram.

As maiores descobertas são feitas em silencio e na paz interior.

Aceita essa ideia de hoje e terá ultrapassado toda a ansiedade, todos os abismos e todos os pensamentos de autodestruição. Que preocupação pode ter aquele que confia? O que pode ele temer?

3. SOMENTE HOJE FAREI MEU SERVIÇO HONESTAMENTE

A honestidade não se aplica apenas ao que dizemos. De fato, o termo ser honesto significa consistência. Nada do que dizemos se contradiz com o que fazemos, nenhum pensamento se opõe a outro pensamento, nenhum ato trai nossas palavras e nenhuma palavra discorda da outra. Os verdadeiros honestos são os que agem conforme pensam e pensam conforme agem.

O servir a qual se refere este principio não é exclusivo ao trabalho remunerado que desempenhamos. É também um servir ao próximo, um trabalho voluntário, uma palavra amiga, um gesto de carinho. Servir honestamente é não haver conflitos internos em nenhum nível, portanto, é impossível estar em conflito também com qualquer pessoa ou qualquer coisa. O conflito é o resultado do autoengano e o autoengano é desonestidade.

Portanto, sejamos honestos em todas as nossas escolhas. Em cada respiração, em cada gesto, em cada olhar para com o outro e principalmente sejamos honestos conosco.

4. SOMENTE HOJE MOSTRAREI AMOR POR TODOS OS SERES VIVOS

Quando atingimos este grau de amor sentimos plenamente a essência do Criador em tudo que tocamos, em tudo que vemos, em tudo que sentimos. Todos somos seres de luz e amor, e o respeito deve permear as relações com todos os seres vivos.

Talvez esse seja um dos princípios mais difíceis de praticarmos pois, temos uma tendência a subjugar a natureza, querendo controlá-la e dominá-la de toda a forma achando que somos donos de tudo a nossa volta e, por esta razão podemos tudo.

A gentileza é natural de todo ser humano. Para aqueles que desejam causar dano ser gentil é impossível. O dano na verdade nada pode conseguir e nenhum ganho pode dele resultar. É realmente um ciclo insano. Amor e bondade não são seletivos. Que outra escolha poderíamos ter hoje?

5. SOMENTE HOJE AMAREI O CRIADOR DE TODAS AS COISAS

Somos co-criadores e junto ao Criador podemos criar tudo o que Ele cria. Amar o Criador é amar a vida, a natureza e todas as dádivas que a acompanham. O Criador de todas as coisas compartilha conosco Seu conhecimento, que é perfeito.

Assim como o Criador que só cria amor e luz, tudo aquilo criado por nós que for diferente disso torna-se uma criação solo. Portanto, diariamente temos sempre um caminho a ser escolhido e um outro a ser evitado. Ao escolher um desistimos do outro. Que caminho podemos escolher hoje? Qual caminho parece ser o mais são e benéfico?

Estes cinco princípios nos mostram que não existe outro lugar para sermos que não seja o aqui e o agora. Somente o hoje é possível e é o único lugar no tempo no qual as mudanças realmente podem acontecer.

O passado moldou-nos para sermos quem somos hoje, neste exato momento. Ao futuro basta prestarmos atenção nas decisões e ações tomadas agora. O futuro contém uma promessa de realização e as sementes germinadas no amanhã são plantadas e cultivadas hoje. Por esta razão, somente hoje escolha ser feliz!

“Se não é agora, então quando?” – Eckhart Tolle

Biografia recomendada:

Reiki Essencial – Diane Stein

O Poder do Agora – Eckhart Tolle

UCEM – Um Curso em Milagres

Patrícia Medea é terapeuta no Espaço Flor de Lótus, Mestre Reiki, especialista em Floral Saint Germain, Radiônica e Radiestesia.


Destaque
Posts Recentes
Follow Us
  • Facebook Basic Square
bottom of page