top of page

Mindful Eating


Mindful Eating (Comer Com Atenção Plena) é ter carinho por si mesmo e pelo alimento, é desfrutar do comer em toda sua plenitude!

O termo Mindful Eating vem da palavra mindfulness que significa atenção plena. Associando-a à alimentação, Comer com Atenção Plena. Apesar de o mindfulness ter sua origem no Budismo, sua prática possui benefícios comprovados cientificamente e não necessariamente precisa estar vinculada à espiritualidade.

Ter atenção plena ao comer é fazê-lo com consciência e começa antes do ato em si. Começa já ao optar por um determinado alimento. Fazer essa escolha de forma consciente é entender o que está associado à ela: É porque está com fome? Ou é só vontade de comer? É porque a nutricionista recomendou pois faz bem pra saúde? Ou é porque o sabor é maravilhoso? Ou os dois? É porque traz conforto em momentos de tristeza? É porque promove bem estar? É realmente esse alimento que vai satisfazer nesse momento? Comer com atenção plena é ser capaz de identificar todos estes fatores e saber equilibrá-los sempre: ter respeito pelo seu corpo e sua saúde sem desconsiderar as preferências alimentares.

Um ambiente tranquilo e agradável favorece a atenção plena. Para isso, na hora de comer é necessário deixar de fazer outras atividades simultaneamente: desligar a TV ou o computador, guardar o celular, fazer uma pausa no trabalho e em outras atividades que possam consumir uma parte de sua atenção. Hora de comer é hora de comer.

Saborear um alimento com atenção plena é estar consciente de todos os estímulos que ele nos oferece: Qual sua aparência? O que mais chama atenção nele? Quais os aromas? Como é a textura? É macio ou crocante? Em que temperatura está? Qual o sabor? Corresponde à minha expectativa? Que memórias, quais sensações e emoções ele desperta? Comer com atenção plena é também estar atendo aos sinais de fome e saciedade: comer quando se tem fome, parar de comer quando se está satisfeito.

É ser apenas um observador, evitando julgamentos e pensamentos depreciativos enquanto come. É ter carinho por si mesmo e pelo alimento, desfrutar do momento em toda sua plenitude. Em consequência, os benefícios são inúmeros: maior prazer ao comer, melhora da relação com a comida, melhora de comportamentos alimentares, melhora de sintomas decorrentes de maus hábitos e até perda de gordura corporal.

Se interessou? Que tal experimentar em sua próxima refeição?

Tainá Gaspar é nutricionista do Espaço Flor de Lótus


Destaque
Posts Recentes
Follow Us
  • Facebook Basic Square
bottom of page